A Casa Angela é um Centro de Parto Humanizado – também chamado de Casa de Parto – que oferece assistência humanizada ao parto natural, em ambiente seguro, acolhedor e respeitoso. Localizada na zona sul de São Paulo, a Casa Angela atende gratuitamente usuárias do SUS que moram em São Paulo;
Aqui as gestantes recebem acompanhamento de uma equipe especializada em atendimento humanizado e são preparadas para vivenciarem a experiência do parto com autonomia, amor, liberdade e respeito. Além de consultas e atendimentos individuais, oferecemos cursos, palestras e oficinas de apoio à gestação e de preparação para o parto, para a amamentação e para os cuidados com o bebê.
Seguimos recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde e nossos serviços promovem o bem-estar e o conforto da mulher e de sua família e garantem a segurança e a saúde da mãe e do bebê.
A Casa Angela é pioneira e referência em parto humanizado no Brasil e, além de oferecer atenção humanizada na gestação, no parto e no primeiro ano de vida do bebê, também desenvolve ações de formação, pesquisa e consultoria, e atua na mobilização social pelo parto humanizado e pelos direitos das mulheres.
A Casa Angela é uma iniciativa da Associação Comunitária Monte Azul, inspirada no trabalho desenvolvido na década de 1980 pela parteira alemã Angela Gehrke da Silva na comunidade do Jardim Monte Azul. Desde sua fundação, em 2009, mais de 3.000 bebês nasceram na Casa.
Nosso modelo de assistência humanizada segue recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde e está alinhado a estratégias globais e políticas públicas federais que visam diminuir as altas taxas de mortalidade materna e neonatal; diminuir o excesso de cesarianas e a violação dos direitos da mulher no parto; e melhorar os indicadores nacionais de saúde materna e infantil.
Algumas características de nosso modelo de assistência:
Nosso modelo de assistência prevê, em caso de necessidade, o encaminhamento ou transferência para o Hospital Municipal do Campo Limpo (hospital de referência da região) ou, quando possível, para o hospital de preferência da gestante.
As instalações e equipamentos da Casa Angela seguem os padrões estabelecidos pela ANVISA.
Com cerca de 750m2 de área construída, a Casa Angela tem:
Além disso, uma ambulância fica sempre a postos na porta, caso seja necessário o encaminhamento ou transferência para o hospital.
“A questão dos direitos da mulher ganhou espaço na sociedade. O que era visto como comum e com descaso virou desrespeito, violência. As mulheres querem ser respeitadas, ouvidas. Elas podem decidir o tipo de parto que desejam; só vai depender da vontade dela e das suas condições médicas. Não é só parto, é o empoderamento das mulheres que também está em jogo.” (Anke Riedel, fundadora da Casa Angela)
No Brasil, quase um milhão de mulheres, todos os anos, são submetidas a cesarianas sem necessidade, perdendo a oportunidade de serem protagonistas do nascimento de seus filhos e sendo expostas a riscos e sofrimentos desnecessários. A Casa Angela luta para mudar o cenário do nascimento no Brasil – e, mesmo antes da inauguração da Casa, a Associação Comunitária Monte Azul já se envolvia nos debates em defesa da humanização do parto e dos direitos e da saúde da mulher e da criança.
Nossa equipe também participa de diversos eventos municipais, nacionais e internacionais - como seminários, simpósios e encontros - para divulgar nosso modelo de assistência humanizada e indicadores de qualidade.
A Casa Angela é referência em parto humanizado no Brasil. Veja os principais prêmios e reconhecimentos que recebemos.
A equipe da Casa Angela segue os padrões estabelecidos pela ANVISA e é composta por cerca de 40 profissionais contratados – em sua maioria Enfermeiras Obstetras, Obstetrizes e Técnicas de Enfermagem – além de contar com o apoio de voluntários.
Amanda Meskauskas
Ioná Araújo de Souza
A Casa Angela é uma Organização Social (OS) e suas principais fontes de recursos financeiros são o convênio com o SUS e as doações.
As doações de parceiros e de pessoas físicas permitem custear outras atividades e serviços que não são cobertos pelo convênio com a Secretaria de Saúde e que são oferecidas gratuitamente pela Casa Angela: acompanhamento da mãe e do bebê no primeiro ano de vida; Ambulatório de Aleitamento Materno; atendimento pediátrico; Programa de acompanhamento para adolescentes; atividades de formação para profissionais e estudantes da área da saúde; e diversas oficinas, cursos e palestras.
Para outras informações financeiras, entre em contato com
administracao@casaangela.org.br
A Casa Angela está amparada por Legislação Federal (Portaria no 11, de 07/01/2015, e Portaria/GM n° 985/1999) e Legislação Municipal (Lei no 15.945/2013). Enquanto Serviço de Assistência Obstétrica e Neonatal, possui CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) e é regulamentada pela ANVISA (RDC N° 36/2008), pelo COREN-SP (Conselho Regional de Enfermagem), pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo comitê local de mortalidade materna e perinatal.