O Plano de Parto é um documento onde você vai escrever seus desejos, preferências e expectativas para o momento do parto. Seu Plano de Parto será uma referência importante que vai orientar a equipe da Casa Angela no acompanhamento do seu parto.
Nós recomendamos que você prepare dois Planos de Parto: um para a Casa Angela e um para o hospital (para o caso de uma transferência).
Esse plano de parto que você vai entregar para a equipe da Casa Angela, de preferência durante a gestação, não tem formato definido. Você pode escrever o que tiver vontade e o que imaginar para o seu parto. Você também pode fazer um desenho ou escrever uma música ou um poema, se quiser.
Algumas sugestões: você pode escrever, por exemplo, o nome do(s) seu(s) acompanhante(s); onde você mais gosta de receber massagem (ou se não gosta); o nome do hospital para onde quer ser encaminhada, caso o parto não possa acontecer na Casa Angela; o nome do hospital para onde quer que seu bebê seja encaminhado, caso seja necessário; se tem algum medo ou alguma preferência de posição para o parto etc.
Depois de escrever, desenhar e pintar, você deve trazer seu Plano de Parto na sua consulta de pré-natal na Casa Angela. A obstetriz vai ler o documento com você, conversar sobre a possibilidade de realização das suas escolhas e desejos e tirar todas as suas dúvidas.
Plano de Parto de Aline Pereira de Queiroz Maia
Plano de Parto de Amanda Kuhlmann de Mello Angerami
Plano de Parto de Anne Caroline Silva da Costa
Plano de Parto de Marlene Kandler
Plano de Parto em tempos de Covid-19
Esse outro Plano de Parto será levado para o hospital, no caso de uma transferência. Indicamos o modelo da Secretaria Municipal da Saúde. Baixe aqui.