voltar

A Casa Angela

A Casa Angela é um Centro de Parto Humanizado – também chamado de Casa de Parto – que oferece assistência humanizada ao parto natural, em ambiente seguro, acolhedor e respeitoso. Localizada na zona sul de São Paulo, a Casa Angela atende gratuitamente usuárias do SUS que moram em São Paulo;

Aqui as gestantes recebem acompanhamento de uma equipe especializada em atendimento humanizado e são preparadas para vivenciarem a experiência do parto com autonomia, amor, liberdade e respeito. Além de consultas e atendimentos individuais, oferecemos cursos, palestras e oficinas de apoio à gestação e de preparação para o parto, para a amamentação e para os cuidados com o bebê.

#

Seguimos recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde e nossos serviços promovem o bem-estar e o conforto da mulher e de sua família e garantem a segurança e a saúde da mãe e do bebê.

A Casa Angela é pioneira e referência em parto humanizado no Brasil e, além de oferecer atenção humanizada na gestação, no parto e no primeiro ano de vida do bebê, também desenvolve ações de formação, pesquisa e consultoria, e atua na mobilização social pelo parto humanizado e pelos direitos das mulheres.

A Casa Angela é uma iniciativa da Associação Comunitária Monte Azul, inspirada no trabalho desenvolvido na década de 1980 pela parteira alemã Angela Gehrke da Silva na comunidade do Jardim Monte Azul. Desde sua fundação, em 2009, mais de 3.000 bebês nasceram na Casa.

Nosso modelo de assistência humanizada

AltText.

Nosso modelo de assistência humanizada segue recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde e está alinhado a estratégias globais e políticas públicas federais que visam diminuir as altas taxas de mortalidade materna e neonatal; diminuir o excesso de cesarianas e a violação dos direitos da mulher no parto; e melhorar os indicadores nacionais de saúde materna e infantil.

Algumas características de nosso modelo de assistência:

  • Iniciativa comunitária e social, promovida pelo trabalho da Associação Comunitária Monte Azul;
  • Programa integrado de atenção ao pré-natal, parto, pós-parto e à saúde do bebê no primeiro ano de vida;
  • Cuidados centrados nas necessidades físicas, emocionais, espirituais e socioculturais da mãe, do bebê e da família;
  • Assistência centrada no empoderamento e na autonomia das mulheres;
  • Assistência obstétrica e neonatal sistematizada, baseada em evidências científicas, boas práticas e guidelines internacionais;
  • Excelência dos resultados maternos e infantis alcançados;
  • Uso de Práticas Integrativas e Complementares com foco na Medicina Antroposófica;
  • Uso de práticas socioeducativas da Pedagogia Waldorf e abordagem Emmi Pikler nos cursos de apoio para pais.

Nosso modelo de assistência prevê, em caso de necessidade, o encaminhamento ou transferência para o Hospital Municipal do Campo Limpo (hospital de referência da região) ou, quando possível, para o hospital de preferência da gestante.

Nossas instalações

As instalações e equipamentos da Casa Angela seguem os padrões estabelecidos pela ANVISA.

AltText.

Com cerca de 750m2 de área construída, a Casa Angela tem:

No térreo:
Centro de Parto: com 3 salas de parto; 3 alojamentos conjuntos privativos para mãe, bebê e acompanhante; 5 banheiros; posto de enfermagem; sala de reanimação neonatal; e sala de utilidades;
Ambulatório de Pré-natal e Puericultura e Ambulatório de Aleitamento Materno: com Posto de Coleta de Leite Materno; 2 consultórios; 2 banheiros; recepção e sala de espera.
Almoxarifado, expurgo, copa, sala de conforto para a equipe assistencial e área para refeições.
No primeiro andar:
1 sala administrativa, 2 banheiros e 1 salão multifuncional para atividades em grupo, reuniões, oficinas e capacitações.
Na área externa:
abrigos para gases medicinais; gerador de emergência; aquecedor a gás; jardim e estacionamento.

Além disso, uma ambulância fica sempre a postos na porta, caso seja necessário o encaminhamento ou transferência para o hospital.

Mobilização social pelo Parto Humanizado

AltText.

“A questão dos direitos da mulher ganhou espaço na sociedade. O que era visto como comum e com descaso virou desrespeito, violência. As mulheres querem ser respeitadas, ouvidas. Elas podem decidir o tipo de parto que desejam; só vai depender da vontade dela e das suas condições médicas. Não é só parto, é o empoderamento das mulheres que também está em jogo.” (Anke Riedel, fundadora da Casa Angela)

No Brasil, quase um milhão de mulheres, todos os anos, são submetidas a cesarianas sem necessidade, perdendo a oportunidade de serem protagonistas do nascimento de seus filhos e sendo expostas a riscos e sofrimentos desnecessários. A Casa Angela luta para mudar o cenário do nascimento no Brasil – e, mesmo antes da inauguração da Casa, a Associação Comunitária Monte Azul já se envolvia nos debates em defesa da humanização do parto e dos direitos e da saúde da mulher e da criança.

Nossa equipe também participa de diversos eventos municipais, nacionais e internacionais - como seminários, simpósios e encontros - para divulgar nosso modelo de assistência humanizada e indicadores de qualidade.

Prêmios e reconhecimentos

A Casa Angela é referência em parto humanizado no Brasil. Veja os principais prêmios e reconhecimentos que recebemos.

  • Habilitação como Empreendimento Social pelo Programa de Aceleração da Artemísia (2015).
  • Entrada na rede de fellowship global do Programa WomenChangeMakers da Womanity Foundation (2015).
  • Homenageada, no encontro de comemoração dos 10 anos do curso de Obstetrícia - EACH USP, por nosso modelo humanizado de assistência à saúde materno-infantil e por ser a primeira instituição de saúde no Brasil que abriu as portas para estágios do curso de obstetrícia e que inseriu as obstetrizes em sua equipe profissional (2015).
  • Convidada a apresentar seu modelo de assistência no Fórum Perinatal da Cidade de São Paulo, uma das estratégias do Programa Federal Rede Cegonha para discussão ampliada e de caráter deliberativo acerca das ações para reorganização da assistência materno-infantil no município (2015).
  • Prêmio Heleieth Saffioti da Câmara Municipal de São Paulo por nossas ações em defesa dos direitos da mulher no município (2014).
  • Prêmio Criança da Fundação Abrinq (2014).

Nossa Estrutura

Nossa equipe

A equipe da Casa Angela segue os padrões estabelecidos pela ANVISA e é composta por cerca de 40 profissionais contratados – em sua maioria Enfermeiras Obstetras, Obstetrizes e Técnicas de Enfermagem – além de contar com o apoio de voluntários.

#

Amanda Meskauskas
(Gerente Administrativa)

#

Ioná Araújo de Souza
(Gerente de Enfermagem)

A equipe da Casa Angela conta também com os seguintes profissionais:
Enfermeiras Obstetras/Obstetrizes, Técnicas de Enfermagem, Enfermeira, Pediatra ambulatorial, Fisioterapeuta, Psicóloga, Nutricionista, Educadora comunitária, Oficineiros, Equipe de apoio, Recepcionistas, Assistente Administrativa, Motoristas de ambulância.

Informações Financeiras

A Casa Angela é uma Organização Social (OS) e suas principais fontes de recursos financeiros são o convênio com o SUS e as doações.

As doações de parceiros e de pessoas físicas permitem custear outras atividades e serviços que não são cobertos pelo convênio com a Secretaria de Saúde e que são oferecidas gratuitamente pela Casa Angela: acompanhamento da mãe e do bebê no primeiro ano de vida; Ambulatório de Aleitamento Materno; atendimento pediátrico; Programa de acompanhamento para adolescentes; atividades de formação para profissionais e estudantes da área da saúde; e diversas oficinas, cursos e palestras.

Para outras informações financeiras, entre em contato com
administracao@casaangela.org.br

Visão, Missão e Objetivos

AltText.
Visão:
Ser um Centro de Parto Humanizado reconhecido pela excelência de seu modelo integral de assistência humanizada ao parto normal e à saúde materna e infantil.
Ser um empreendimento social bem sucedido, que viabiliza um conceito de negócio justo, solidário e sustentável do ponto de vista econômico e social.
Missão:
Promover a saúde materna e infantil, oferecendo atenção humanizada e de qualidade na gestação, no parto e no primeiro ano de vida do bebê.
Objetivos:
Resgatar a vivência da gravidez, do parto normal e do nascimento como processo natural e experiência humana profundamente transformadora, valorizando seus significados afetivos, sociais e espirituais para a família e a comunidade.
Contribuir com a humanização da assistência à mulher em ciclo grávido-puerperal e ao recém-nascido, priorizando e divulgando práticas e posturas profissionais favoráveis.
Proporcionar a mulheres, casais, pais e adolescentes vivências que fortaleçam sua autoestima, suas relações afetivas e sua disponibilidade de serem mães e pais, propiciando aos bebês um início de vida digno, saudável e pleno de possibilidades de desenvolvimento.
Absorção de uma parte do excesso de demanda por leitos obstétricos na região, no que se refere ao parto normal de baixo risco.

Amparo legal

A Casa Angela está amparada por Legislação Federal (Portaria no 11, de 07/01/2015, e Portaria/GM n° 985/1999) e Legislação Municipal (Lei no 15.945/2013). Enquanto Serviço de Assistência Obstétrica e Neonatal, possui CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) e é regulamentada pela ANVISA (RDC N° 36/2008), pelo COREN-SP (Conselho Regional de Enfermagem), pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo comitê local de mortalidade materna e perinatal.

Como Ajudar

Saiba como ajudar a Casa Angela a manter o belo trabalho

Saiba mais

Na mídia

O que falam na mídia sobre o trabalho da Casa Angela

Saiba mais

Aqui na casa

Conheça nosso pacote parto

Saiba mais