voltar

O meu parto na Casa

Você quer um lugar seguro e acolhedor para trazer seu filho ao mundo? Um lugar onde você é respeitada e preparada para viver a experiência do parto com carinho e liberdade? Um lugar com uma equipe especializada que se preocupa com a sua saúde e a do seu bebê e que respeita seus direitos? Um local que é referência nacional em parto humanizado e que segue as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde? Uma Casa de Parto que oferece assistência humanizada pelo SUS?

Bem-vinda à Casa Angela! Aqui o momento mais importante da sua vida é tratado com respeito.

Quem pode fazer o parto na Casa Angela

AltText.

Gestantes de baixo risco

A Casa Angela atende apenas gestantes de baixo risco, ou seja, mães e bebês que não tenham nenhum problema de saúde ou condições como:

  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Anemia grave;
  • Infecção de urina não tratada;
  • Exame do cotonete (strepto B) positivo;
  • Problemas psiquiátricos, com uso de medicação;
  • Cardiopatia; entre outros;
  • Se o último parto foi cesárea

Pré-natal e exames

Para ter seu bebê na Casa Angela, você deve começar o acompanhamento pré-natal aqui ainda na gestação, a partir de 28 semanas (7 meses), e, idealmente, fazer pelo menos 3 consultas de pré-natal com nossa equipe.

Também é preciso fazer os exames que indicamos a seguir, além de outros que poderão ser solicitados em situações específicas.

Exames: 1° Trimestre Exames: 2° Trimestre Exames: 3° Trimestre
ABO-Rh Ultrassom Anti-HIV
Anti-HIV Urina I Glicemia de jejum
Glicemia de jejum Urocultura HBsAg (hep. B)
HBsAg (hep. B) Curva glicêmica (se necessário) Hemograma
Hemograma Strepto B
Toxoplasmose Ultrassom
Ultrassom Urina I
Urina I Urocultura
Urocultura VDRL
VDRL Toxoplasmose (se necessário)

Se, durante o pré-natal, surgir alguma doença ou exame alterado, nós encaminharemos a gestante e o parto poderá ser acompanhado na Casa Angela.

Encaminhamento ou transferência hospitalar
Mesmo que o acompanhamento pré-natal aconteça sem problemas, existem alguns fatores de risco que podem aparecer durante o trabalho de parto (batimento fetal não tranquilizador ou parada do trabalho de parto, por exemplo), que impossibilitam que o parto aconteça na Casa Angela. Nesses casos, a gestante será encaminhada ou transferida por nossa equipe para o Hospital Municipal do Campo Limpo (hospital de referência) ou, quando possível, para o hospital de referência/preferência da gestante, desde que seja um hospital localizado na zona sul da cidade São Paulo.

Para mais informações sobre os encaminhamentos e transferências, visite a seção "Nossos Serviços".

Atendimento pelo SUS

AltText.

Na Casa Angela, você pode fazer seu parto gratuitamente pelo SUS. Clique aqui para saber quais são os serviços incluídos no Pacote Parto. Aqui, toda mulher recebe o mesmo atendimento, seja usuária do SUS ou paciente particular.

Para ser atendida pelo SUS, você precisa:

  • Ser usuária do SUS;
  • Realizar as consultas de pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (posto de saúde) da Prefeitura de São Paulo;
  • Residir, de preferência, na zona sul de São Paulo.

Venha nos conhecer! Participe do grupo de acolhimento, que acontece toda 4a feira, às 9h30 e é aberto para gestantes e familiares. Não é preciso se inscrever. Traga sua caderneta de pré-natal da UBS e o cartão do SUS (se possuir). Visite a seção “Como chegar”, em nosso site.

Não me enquadro nos critérios do SUS, mas não posso pagar
Se você não cumpre com os critérios do SUS (se você mora em um município vizinho da zona sul de São Paulo, por exemplo) e não pode pagar pelo parto, a Casa Angela poderá te atender gratuitamente ou com um valor especial (tarifa social para mulheres de baixa renda).

Atendimento particular

AltText.

Se você não cumpre com os critérios do Sistema Único de Saúde ou não quer utilizar o SUS e tem recursos para pagar pelo parto, você pode ser atendida como paciente particular na Casa Angela. Além dos serviços incluídos no Pacote Parto, você pode participar de diversas oficinas e atividades oferecidas na Casa. A Casa Angela também oferece alguns outros serviços particulares, como consultas e exames avulsos. Entre em contato com a Casa Angela para consultar o valor do Pacote.

Venha nos conhecer! Participe do grupo de acolhimento para gestantes e familiares, todas as 4a feiras, às 9h30. Não é preciso se inscrever. Traga sua caderneta de pré-natal. Visite a seção "Como chegar", em nosso site.

O apoio de pacientes pagantes é fundamental para oferecermos gratuitamente para mulheres de baixa renda os serviços que não são custeados com recursos do SUS, como, por exemplo, o acompanhamento da mãe e do bebê no primeiro ano de vida e o Ambulatório de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Materno.

Quer conhecer outras formas de ajudar a Casa Angela? Visite a seção Quero ajudar, em nosso site.

Adolescentes

Se você tem até 19 anos de idade e está grávida (não importa qual a semana de gestação) ou tem um bebê de até 1 ano (mesmo que ele não tenha nascido na Casa Angela), você pode ser acompanhada gratuitamente por nossa equipe e participar de todas as atividades que oferecemos. Gestantes e mães adolescentes recebem atendimento prioritário e gratuito na Casa Angela sem precisar cumprir nenhum critério.

Venha nos conhecer! Participe do grupo de acolhimento, que acontece toda 4a feira, às 9h30 e é aberto para gestantes e familiares. Não é preciso se inscrever. Traga sua caderneta de pré-natal e cartão do SUS. Visite a seção Como chegar, em nosso site.

Quem escolheu a Casa Angela

AltText.

“Feita a opção pelo parto natural, a questão era: onde vou ter meu filho? Comecei a vasculhar a internet. Foi quando ‘achei’ as casas de parto. Em São Paulo, havia três: duas localizadas do outro lado da cidade. Mas havia uma na zona sul. Perto de casa. Entrei no site, se chamava Casa Angela. Li as informações que encontrei e por alguns instantes me perguntei se existia mesmo aquele lugar. Liguei e para minha surpresa alguém atendeu. Expliquei minha situação e marquei uma visita para conhecer a Casa. Chegando lá, fiquei encantada. Ela existia mesmo! Era linda. As pessoas acolhedoras e sorridentes. Tudo muito limpo e aconchegante. Sem nenhuma semelhança com ambiente hospitalar. Disse a mim mesma: ‘Filho é aqui que você vai nascer. Você quer nascer aqui?’. A sensação de bem-estar em mim me dava a certeza de que ele me respondia que sim.” (Juliana Dias)

“Casa Angela, uma casinha tranquila e com jardim habitado por fadas que se disfarçam de parteiras, um ambiente acolhedor e respeitoso.” (Debora Queiroz Santos)

“Escolhi ter meu parto na Casa Angela porque me identifiquei com a energia do ambiente. É um local imensamente acolhedor, onde carinho, respeito e amor passeiam livremente pela recepção, consultórios, cozinha e quartos. Tudo lá é feito com muita dedicação, e isto se reflete na forma como você se sente ao participar dos cursos para gestantes e também em cada consulta do pré-natal. Por todo o carinho e atenção que recebemos da equipe da Casa Angela, não só durante o pré-natal e parto, mas também no pós-parto, é que veio a certeza de termos escolhido o melhor lugar para o nascimento do Samuel.” (Viviane Maíra Conrado)

“Antes de engravidar, conheci uma mulher que havia realizado seu parto na Casa Angela e tinha super elogiado a instituição. Então, fui ao grupo de acolhimento, sozinha, pois meu marido não podia faltar no trabalho. No grupo, tive vontade de chorar; pensava ‘é aqui que quero ter o meu bebê’. Fiz o pré-natal na Casa, amava ir lá, sentia realmente os profissionais engajados por um parto mais humano, com respeito e dignidade; trabalham com amor e responsabilidade.” (Natalia Barbosa Machado)

“Após muitas pesquisas de tipos de parto, locais, profissionais e, principalmente, vídeos de parto naturais, normais e cesarianas, decidimos, logo no início da gestação, que gostaríamos de ter um parto natural humanizado. Faltava escolhermos o local. O que não foi fácil, num Brasil onde o índice de cesarianas é muito alto. Para termos o parto humanizado em um hospital particular e sem a cobertura do plano de saúde, nós teríamos que desembolsar uma média de R$16.000,00. Outra opção era realizar o parto em um hospital público, porém, não encontrei em São Paulo hospitais públicos que realizam parto humanizado. Continuamos nossas pesquisas até que encontramos a Casa Angela, um lugar muito acolhedor. Fechamos o pacote de parto; o valor não era nem próximo ao do hospital particular. Mais para frente, descobriríamos que foi o melhor investimento de nossas vidas.” (Laila Rebelo Guedes)

Como Ajudar

Saiba como ajudar a Casa Angela a manter o belo trabalho

Saiba mais

Na mídia

O que falam na mídia sobre o trabalho da Casa Angela

Saiba mais

Aqui na casa

Conheça nosso pacote parto

Saiba mais