voltar

O meu parto na Casa

Você quer um lugar seguro e acolhedor para trazer seu filho ao mundo? Um lugar onde você é respeitada e preparada para viver a experiência do parto com carinho e liberdade? Um lugar com uma equipe especializada que se preocupa com a sua saúde e a do seu bebê e que respeita seus direitos? Um local que é referência nacional em parto humanizado e que segue as recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde e evidências científicas? Uma Casa de Parto que oferece assistência humanizada pelo SUS?

Bem-vinda à Casa Angela! Aqui o momento mais importante da sua vida é tratado com respeito.

Quem pode fazer o parto na Casa Angela

AltText.

Gestantes de baixo risco

Como protocolo de saúde, a Casa Angela atende apenas gestantes que não apresentem as seguintes condições:

  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Anemia grave;
  • Infecção de urina não tratada;
  • Exame do cotonete (strepto B) positivo;
  • Problemas psiquiátricos;
  • Cardiopatia;
  • Se o último parto foi cesárea;
  • Curetagem recente (menos de 6 meses da gravidez atual).

Pré-natal e exames

Para ter seu bebê na Casa Angela, você deve começar - preferencialmente - o acompanhamento pré-natal com a nossa equipe a partir de 28 semanas (7 meses). O ideal é fazer ao menos 3 consultas de pré-natal conosco.

Também é preciso fazer os exames que indicamos a seguir, além de outros que poderão ser solicitados em situações específicas.

Exames: 1° Trimestre Exames: 2° Trimestre Exames: 3° Trimestre
ABO-Rh Ultrassom Anti-HIV
Anti-HIV Urina I Glicemia de jejum
Glicemia de jejum Urocultura HBsAg (hep. B)
HBsAg (hep. B) Curva glicêmica (se necessário) Hemograma
Hemograma Strepto B
Toxoplasmose Ultrassom
Ultrassom Urina I
Urina I Urocultura
Urocultura VDRL
VDRL Toxoplasmose (se necessário)

Se, durante o pré-natal, surgir alguma doença ou exame alterado, nós encaminharemos a gestante e o parto não poderá ser acompanhado na Casa Angela.

Encaminhamento ou transferência hospitalar
Mesmo que o acompanhamento pré-natal aconteça sem problemas, existem alguns fatores de risco que podem aparecer durante o trabalho de parto (batimento fetal não tranquilizador ou parada do trabalho de parto, por exemplo), que impossibilitam que o parto aconteça na Casa Angela. Nesses casos, a gestante será encaminhada ou transferida por nossa equipe para o Hospital Municipal do Campo Limpo (hospital de referência) ou, quando possível, para o hospital de referência/preferência da gestante, desde que seja um hospital localizado na zona sul da cidade São Paulo e aceite a transferência da nossa instituição.

Para mais informações sobre os encaminhamentos e transferências, visite a seção "Nossos Serviços".

Atendimento pelo SUS

AltText.

Na Casa Angela, você pode fazer seu parto gratuitamente pelo SUS. Clique aqui para saber quais são os serviços incluídos no Pacote Parto.

Para ser atendida pela Casa Angela, você precisa:

  • Ser usuária do SUS;
  • Realizar as consultas de pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (posto de saúde) da Prefeitura de São Paulo;
  • Residir na cidade de São Paulo, de preferência na zona sul.

Quer conhecer o nosso serviço? O nosso acolhimento está acontecendo de forma virtual. Para se inscrever, clique aqui.

Adolescentes

Se você tem até 19 anos de idade, mora no município de São Paulo e está grávida (não importa qual a semana de gestação) ou tem um bebê de até 1 ano (mesmo que ele não tenha nascido na Casa Angela), você pode ser acompanhada gratuitamente por nossa equipe por meio de um projeto especial. Gestantes e mães adolescentes recebem atendimento prioritário na Casa Angela.

Quer conhecer o nosso serviço? Neste período de pandemia, o nosso acolhimento está acontecendo de forma virtual. Para se inscrever, clique aqui.

Quem escolheu a Casa Angela

AltText.

“Feita a opção pelo parto natural, a questão era: onde vou ter meu filho? Comecei a vasculhar a internet. Foi quando ‘achei’ as casas de parto. Em São Paulo, havia três: duas localizadas do outro lado da cidade. Mas havia uma na zona sul. Perto de casa. Entrei no site, se chamava Casa Angela. Li as informações que encontrei e por alguns instantes me perguntei se existia mesmo aquele lugar. Liguei e para minha surpresa alguém atendeu. Expliquei minha situação e marquei uma visita para conhecer a Casa. Chegando lá, fiquei encantada. Ela existia mesmo! Era linda. As pessoas acolhedoras e sorridentes. Tudo muito limpo e aconchegante. Sem nenhuma semelhança com ambiente hospitalar. Disse a mim mesma: ‘Filho é aqui que você vai nascer. Você quer nascer aqui?’. A sensação de bem-estar em mim me dava a certeza de que ele me respondia que sim.” (Juliana Dias)

“Casa Angela, uma casinha tranquila e com jardim habitado por fadas que se disfarçam de parteiras, um ambiente acolhedor e respeitoso.” (Debora Queiroz Santos)

“Escolhi ter meu parto na Casa Angela porque me identifiquei com a energia do ambiente. É um local imensamente acolhedor, onde carinho, respeito e amor passeiam livremente pela recepção, consultórios, cozinha e quartos. Tudo lá é feito com muita dedicação, e isto se reflete na forma como você se sente ao participar dos cursos para gestantes e também em cada consulta do pré-natal. Por todo o carinho e atenção que recebemos da equipe da Casa Angela, não só durante o pré-natal e parto, mas também no pós-parto, é que veio a certeza de termos escolhido o melhor lugar para o nascimento do Samuel.” (Viviane Maíra Conrado)

“Antes de engravidar, conheci uma mulher que havia realizado seu parto na Casa Angela e tinha super elogiado a instituição. Então, fui ao grupo de acolhimento, sozinha, pois meu marido não podia faltar no trabalho. No grupo, tive vontade de chorar; pensava ‘é aqui que quero ter o meu bebê’. Fiz o pré-natal na Casa, amava ir lá, sentia realmente os profissionais engajados por um parto mais humano, com respeito e dignidade; trabalham com amor e responsabilidade.” (Natalia Barbosa Machado)

“Após muitas pesquisas de tipos de parto, locais, profissionais e, principalmente, vídeos de parto naturais, normais e cesarianas, decidimos, logo no início da gestação, que gostaríamos de ter um parto natural humanizado. Faltava escolhermos o local. O que não foi fácil, num Brasil onde o índice de cesarianas é muito alto. Para termos o parto humanizado em um hospital particular e sem a cobertura do plano de saúde, nós teríamos que desembolsar uma média de R$16.000,00. Outra opção era realizar o parto em um hospital público, porém, não encontrei em São Paulo hospitais públicos que realizam parto humanizado. Continuamos nossas pesquisas até que encontramos a Casa Angela, um lugar muito acolhedor. Fechamos o pacote de parto; o valor não era nem próximo ao do hospital particular. Mais para frente, descobriríamos que foi o melhor investimento de nossas vidas.” (Laila Rebelo Guedes)

Como Ajudar

Saiba como ajudar a Casa Angela a manter o belo trabalho

Saiba mais

Na mídia

O que falam na mídia sobre o trabalho da Casa Angela

Saiba mais

Aqui na casa

Conheça nosso pacote parto

Saiba mais